O PROJETO MANJEDOURA

É um projeto nascido da vontade de Deus e inspirado no coração do fundador da Comunidade Católica Resgate em uma missão que realizara. O Manjedoura teve início com um grupo de 10 servos, em 2015, com o intuito de assistir mães grávidas em estado de vulnerabilidade social nos primeiros dias do seu bebê, com um kit que fornece fraldas, roupinhas, sabonete, pomada, lavanda, banheira, manta, lençolzinho entre outros outros (de acordo com as doações das quais o Projeto também é dependente).

A logo do Projeto foi criada com inspiração dessa proposta missionária explicitada através de Jesus que nasce em uma manjedoura, como sinal de que acolhe aos pobres e que nasce na simplicidade, por isso Ele vai ao encontro dos mais desprovidos de riquezas, e, também, representa que o coração de cada servo deve ser essa manjedoura, para que Jesus nasça em nós, cada servo deve ter o coração simples, livre de preconceito e disposto a dar seu tempo em missão. Além disso, vê-se a figura de Maria que cuida de Jesus na manjedoura; Maria – para o Projeto Manjedoura – simboliza não só a imagem da maternidade, mas também da caridade, esta que cuida de Jesus é a mesma que O levou em seu ventre a sua prima Izabel que estava grávida e em estado de vulnerabilidade – necessitando de ajuda, ela levou àquela família Jesus, e hoje percorremos o mesmo caminho que Maria, levando materiais de necessidade básica, como forma de levar dignidade àquele bebê que estará vindo ao mundo, sinal de que é bem recebido por nós e por Deus. Mas, também vamos com desejo ardente em nosso coração que Jesus habite naquela casa e que o Espirito Santo seja derramado, que mude aquela realidade, por isso, desejamos a paz quando estramos e fazemos uma oração com os membros da casa ao sair, entregando o núcleo familiar e a criança que virá – respeitando, de acordo com a situação, as crenças de cada um, lembrando sempre que não estamos indo para converter, mas para auxiliar, levar o amor de Deus em nossas ações e testemunhar com nossa vida. Além disso, o Projeto Manjedoura está no cerne da Comunidade Católica Resgate, de acordo com o ESTATUTO desta, conforme o ART. 2°, INCISO V, no que diz respeito a “A PROTEÇÃO À FAMÍLIA, À INFÂNCIA, À MATERNIDADE, À ADOLESCÊNCIA E A VELHICE” e ART. 6° no que diz respeito à “REALIZAR E DIVULGAR PROGRAMAS SOCIAIS DE INTERESSE DAS COMUNIDADES CARENTES DA REGIÃO, POPULAÇÃO BAIXA-RENDA E VULNERABILIDADE SOCIAL”.

Além Disso, o Projeto Manjedoura é uma prática missionária cristã, que auxilia os servos no despojamento de si mesmos, por isso, é uma ótima prática espiritual. Ensina a estes a colocar as necessidades do próximo frente a sua, pois é necessário ao servo, muitas vezes, abdicar de seus momentos de lazer para realizar um cadastro ou uma entrega. É uma missão, sobretudo, de doação física e espiritual que ajuda na ascese do que escolheu trilhar os caminhos de Cristo.

 

O ESTRUTURAL

O projeto manjedoura dispõe de um espaço na casa de missão da Comunidade Resgate nas cidades de Vitória de Santo Antão e Caruaru, onde são guardadas todas as doações recebidas com todo carinho.

Assim que o contato é estabelecido entre a grávida (ou parente) e nós, deixando conosco o endereço e o número da mesma, os nossos servos se dividem em duplas para ir fazer as primeiras visitas à essas grávidas, preenchemos uma ficha cadastral e conhecemos um pouco a realidade daquela grávida de acordo com sua abertura a nossa visita.

Em seguida, quando todos os cadastros do mês forem feitos, separamos algumas semanas para irmos  à segunda visita, na qual será feita as entregas das doações para cada uma de acordo com suas necessidades.

 

ALGUMAS DAS REGRAS ESPIRITUAIS

É pedido a cada servo que em suas orações sempre estejam presentes os pedidos por discernimento, sabedoria e entendimento. Discernimento para saber o que é certo e o que é errado, saber distinguir o que vem dos desígnios de Deus e o que não, seja na administração estrutural e financeira do projeto ou em outros segmentos. Sabedoria para escutar a voz de Deus e entendimento para compreendermos o que Ele nos manda, assim poderemos agir de forma coerente com cada situação. E também que se alegrem pelo bom serviço do irmão; quando necessário deve corrigir com sabedoria; e, em casos de controvérsias, deve sempre praticar o exercício do perdão.
O projeto deve ser sempre prosseguido nos princípios do amor, da caridade e da entrega física e espiritual.

 

AGORA PODEMOS TE FAZER UM PEDIDO ESPECIAL?

Nós, em primeiro lugar, te agradecermos por dedicar um pouco do seu tempo a conhecer essa causa que não é só nossa. Mas, para que possamos dar sempre continuidade com o projeto, queremos te pedir uma ajudinha simples, que entre no seu FACEBOOK, acesse nossa página Projeto Manjedoura, curta a página e nos ajude a divulgar curtindo e compartilhando nossas publicações, será que você poderia fazer isso por nós? Clique aqui

 

 

FICHA DE CADASTRO (para família carente)

CONTATO
O Projeto em Vitória de Sto Antão:
Cleybson: 81 9 9177-2336; Tamiris: 81 9 8330-5304;

Verônica: 81 9 9750-2226; Bruna: 81 9 9521-4198;

Carol: 81 9 8316-7606.

O Projeto em Caruaru:
Cícero: 81 9 9713-9150; Flaviana: 81 9 9234-9299;

Geza: 81 9 9202-6274; Erika: 81 9 9679-3765;

André: 81 9 9396-4274;

 

 

 

 

 

 

 

d
c