Missão é sobre amar

Te convido a antes de ler as próximas linhas rezar comigo um Pai Nosso e uma Ave Maria…

Iniciar estas reflexões com a oração foi-me um recurso didático, pois, toda ação missionária começa sempre através de um novo encontro com Cristo. Mas, o que é a missão? O Papa Francisco nos ensina que a missão “é uma paixão por Jesus e, simultaneamente, uma paixão pelo seu povo” (Carta do Papa Francisco ao Cardeal Filoni, 22 de outubro de 2017).

Te convido agora a pensar em todas as vezes que alguém te levou a Jesus… Desde a primeira vez até a ultima. Será que em todas elas você foi dócil? Ou apresentou resistências? Nem sempre a missão é fácil, pois, nem sempre encontramos as ovelhas com os corações abertos, disponíveis. Muitas vezes a ovelha que se perdeu está machucada, resistente, cheia de defesas, até mesmo agressiva depois de tantos sofrimentos e maus tratos pelo mundo a fora, cheia de medo. Essa realidade nos exige um pouco mais da paciência e todas as virtudes que 1 Corintios 13 nos anuncia e isso exige coragem, nem sempre é simples e fácil.

Mas, se não fossem as pessoas que, em Cristo, nos amaram na nossa pior versão como estaríamos hoje? Se não deixassem  o coração ser preenchido da paixão por Jesus a ponto de serem capazes de diante das próprias misérias estender a mão ao próximo, muitos poucos de nós estaríamos aqui hoje. Somos chamados também a deixar que o Amor de Cristo habite em nós de tal forma que sejamos missionários no nosso cotidiano. Enxergando aqueles que tidos como invisíveis precisam que com Jesus digamos: Eu te enxergo. Muitas vezes achamos que a missão está em um país distante, mas, pode estar na sala de espera do dentista, ao teu lado.

O Santo Padre fez de Outubro o mês missionário extraordinário com o tema “Batizados e enviados: A igreja de Cristo em Missão no mundo”. Esse chamado não termina com o fim deste mês, ele deve ressoar diariamente nas nossas almas. E, como Maria, possamos dizer sim as missões que nos são confiadas pelo Altíssimo diariamente e que este sim ressoe por toda a eternidade.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Missão é sobre amar

Te convido a antes de ler as próximas linhas rezar comigo um Pai Nosso e uma Ave Maria… Iniciar estas reflexões com a oração foi-me

Ler mais »

Como rezar o terço?

Papa São João Paulo II dedicou uma encíclica ao Santo Terço. Nela, o Santo Padre afirma: “O Rosário coloca-se ao serviço do ideal de que, pela

Ler mais »