O que é a verdade?

     Pilatos indagou Jesus: “O que é a verdade” (João 18, 38), porém a “verdade” estava à sua frente, mas ele não conseguia enxergar. Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14, 6). É preciso primeiramente conhecer a “Verdade” e não simplesmente saber sobre ela. Claro que isso consiste em praticar a “verdade”, por isso, independentemente de como enxergamos ou não enxergamos a “verdade”, ela não mudará, ela não deixará de ser a “verdade”: Jesus é a “verdade”!
     Vivemos numa era em que muitas pessoas procuram a verdade em diversos lugares, coisas ou pessoas, construindo um relativismo em si mesmas. O relativismo não é a verdade, eu não a tenho por mim, nem em mim mesmo, você não a tem, ninguém a tem, quem achar que tem está enganando a si mesmo e caindo na armadilha da mentira, isto é óbvio, e se disser que a tem está enganando aos outros. Eu tenho minha opinião, você tem a sua, o outro também tem. Devemos respeitar a opinião de cada um mas não somos obrigados a concordar. Mas onde buscaremos finalmente uma definição para a “verdade”? Antes perguntemos a nós mesmos: Onde está o meu coração? Qual o real desejo do meu coração? Procuro a “verdade” ou quero eu mesmo construí-la? (Mateus 6, 21).
     Na velocidade das informações em que nos circundam nesse mundo moderno, temos que ter muito cuidado com as “opiniões”, elas dão origem ao “relativismo” significando que cada pessoa pode ter a sua “verdade”. Cuidado com o pai da mentira, ele só quer enganar, roubar, matar e destruir (João 8, 44; 10, 10).
     Eu sou um grande pecador, todos sabem disso. Sabemos que pecamos porque erramos muitas vezes contra Deus e contra o próximo, mas preciso dizer também que procuro a “verdade” todos os dias para praticá-la, e já deu para perceber de mais onde a procuro e busco. Sou cristão, e como tal não devo procurar em outros lugares porque sei que não a encontrarei. É nas palavras de Jesus que encontraremos a “verdade” e a vida. E como pecador que crer eu não desisto, porque ouço a sua voz a me chamar a “verdade” (Marcos 2, 17). A verdade está em Cristo Jesus. Ele é a verdade. Ninguém fora Ele é a verdade e sem Ele não há verdade nem vida.
       Paz a todos, na verdade!
         Antonio Alexandre (Missionário)
         E-MAIL: aasilva09@gmail.com
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

O que é o Pecado?

O grande Agostinho de Hipona dizia que “o mal consiste em abusar do bem”, e ainda: “O pecado é o motivo da tua tristeza. Deixa

Ler mais »

Como cantar na Quaresma?

A liturgia deste tempo de Quaresma precisa voltar-se para a penitência e a conversão Olá, meus irmãos! A paz de Jesus! Primeiramente, gostaria de explicar

Ler mais »